Notícias

Dicas de como aquecer o quarto do seu bebê.

Nada é mais prazeroso para os pais do que ver seu filho recém-nascido crescendo com saúde e, a cada etapa dos primeiros meses de vida, tendo a possibilidade de criar imunidade por meio do aleitamento materno, aprendendo a segurar objetos e passando por cada fase de conquistas como o primeiro sorriso, o nascimento dos dentes e a aprender a engatinhar de maneira harmoniosa.

O que nem sempre nos damos conta é que, durante o dia, quando todos os olhares se voltam para o bebê ele está repleto de conforto e atenção, mas, também durante a noite é necessário cuidar bem de sua saúde e proteção.

Especialmente em cidades mais frias, como em imóveis em Caxias do Sul, por exemplos nem sempre encontramos quartos adaptados para temperaturas frias – o que pode comprometer com a saúde do bebê enquanto dorme. Isso pode ocorrer tanto pelo simples fato de se descobrir ao fazer algum movimento quanto pela queda brusca de temperatura durante a madrugada mesmo.  Por essa razão, neste post vamos dar dicas importantes para você que deseja manter seu bebê sempre saudável e quer aprender a deixar seu quarto aquecido!

 

Dica 1: Use tapetes no quarto

Esta opção é excelente, em especial para a mãe que muitas vezes acorda de madrugada para amamentar e acaba muitas vezes saindo rapidamente da cama sem colocar os chinelos. Além de esquentar o piso, a presença de tapetes pode trazer muito mais conforto térmico ao quarto do bebê. Além disso, quando você opta por modelos de tapetes mais felpudos e que possuem algumas tramas mais naturais, eles acabam garantindo maior conforto térmico ao ambiente, além de garantir baixo contato da mobília com superfícies muito frias.

 

Dica 2: Tenha uma calefação elétrica por convecção

Não importa se você vai comprar uma casa ou está vendo opções de aluguel de apartamentos em Caxias do Sul. Invista em uma calefação elétrica por convecção* para deixar no quarto do seu bebê nos dias de temperaturas mais baixas. Evite os aquecedores que são meros circuladores de ar ou que fazem o aquecimento por lâmpadas infravermelhos – eles têm como característica “queimar o ar”, consumindo oxigênio do ambiente, e isto pode fazer mal para o sistema respiratório do seu bebê. Também não recomendamos o uso de aparelhos de ar condicionado como aquecimento. O ar condicionado é um propagador de bactérias e fungos, além de não proporcionar um conforto térmico adequado, por ser projetado para refrigeração. Porém, se mesmo assim for utilizá-lo, tome cuidado para que o bebê não receba ar diretamente em seu corpo. Outras vantagens da calefação elétrica é a ausência de ruído, você não vai perceber que ele está ligado, possibilitando deixá-lo em processo de aquecimento a noite inteira. Assim, o quarto do bebê terá uma temperatura uniforme (possui um termostato para regular a temperatura ambiente) e, ao mesmo tempo, será confortável e saudável.

*Convecção: Propagação do ar quente de forma natural, sem necessidade de ventilação forçada, proporcionando um aquecimento uniforme, sem ruído e sem movimentação de partículas de poeira.

 

Dica 3: Tenha cobertas adequadas

Para os dias mais rigorosos de frio, tenha um bom cobertor. Mas também saiba vestir o bebê por camadas, pois isso é muito importante. Para os momentos de amamentação, uma excelente dica é espalhar mantas de tricô – mesmo aquelas que são meramente decorativas pela poltrona de amamentação. Elas ajudarão a esquentar não somente o bebê, mas também a mamãe.

 

Dica 4: Invista em proteção contra friagem que entra pelas janelas

Nem sempre as janelas são imunes a bloquear toda a entrada de friagem. Por isso, no inverno vale a pena colocar no quarto do bebê alguma cortina com um blackout mais grosso. Para quem possui persiana em casa, vale a pena mandar fazer uma revisão com o técnico da empresa que a comercializou ou seu instalador, de modo que sempre estejam bem fechadas e não possibilitem a entrada de vento no bercinho do bebê. Em ambos os casos, uma boa vedação ajudará a evitar a perda de calor pelo vidro que, além de dividir-se entre ambiente frio e quente, também não é um isolante térmico tão bom! Então, esteja sempre mais do que atento! Pela manhã, abra bem as janelas para o ar circular no local e, já ao cair da tarde, mantenha o quarto do seu bebê muito bem fechado, para garantir que fique aconchegante e na temperatura ideal para que possa dormir de maneira saudável.

 

Dica 5: Tenha almofadas seguras no berço

A regra essencial é segurança! Adquira sempre produtos que não possam escapar ou soltar peças, fios, botões ou qualquer tipo de acessório que possa ser engolido ou que machuque o bebê. Pense também na possibilidade de boa fixação dos mesmos, de modo que não escapem da base e estejam bem fixos, pois isso evitará situações em que o bebê acabe por baixo das almofadas e sofra algum risco de sufocamento. Em relação aos tecidos, o ideal é que você utilize nessas almofadas recursos como lã, tricô ou peles sintéticas – elas oferecem mais aconchego e calor na hora do bebê dormir.

 

Dica 6: Tenha um projeto de iluminação

Qualquer lâmpada acesa, além de emitir luz, também expede calor. Dessa forma, fazer um projeto de iluminação especial ao quarto do bebê ajudará a manter o ambiente agradável e aquecido. Vale a pena investir em dimmers para deixar a intensidade de luz mais forte ou fraca, especialmente em momentos pela madrugada. Opte por lâmpadas amareladas ou incandescentes em luminárias de mesa, abajures ou iluminação auxiliar que pode ser colocada de modo adaptado por cima das molduras em madeira. Isso deixará o espaço extremamente funcional e também elegante, além de garantir o máximo de aconchego ao seu bebê.

 

Dica 7: Invista em papeis de paredes e molduras em madeira

A madeira é ótima para manter um local mais aquecido, dando a decoração do quarto do seu filho uma sensação agradável de bem-estar. Ela servirá como revestimento às paredes onde ficará a cabeceira da cama ou sua lateral, podendo dialogar com a decoração com papéis de parede que serão ótimos recursos para oferecer conforto térmico e também acústico ao seu bebê!

 

Gostou das dicas presentes neste post? Elas são mesmo muito valiosas, mas extremamente simples de serem implementadas, não é mesmo? Então que tal seguir estas simples recomendações e dar aquele up no quarto do seu bebê? Depois, não deixe de mandar sua foto e contar a história aqui pra gente! Enquanto isso, ajude outras pessoas a manterem o quartinho dos bebês sempre aquecido, compartilhando este post com quem precisa!

Fique atualizado sobre nossos produtos e soluções de aquecimento